AVALIAÇÃO 7ºANO - ADAPTAÇÃO DOS SERES VIVOS, NOMENCLATURA DOS NOMES CIENTÍFICOS PROPOSTA POR LINEU

Escola Municipal Febrônio Pereira Rocha dos Santos      Data___/___/___
Aluno:_______________________________________________________                                 série:___ Turma:___ Professora:Elma Lopes


Avaliação de ciências – I Unidade – 7 ano


                                                                     ATENÇÃO!!!
• Preencha o cabeçalho.
• Evite pedir material emprestado durante a prova.
• Evite falar ou fazer barulho durante a prova, pois poderá atrapalhar seus amigos.
• Tenha capricho com sua letra.
• Faça a prova com calma, pensando bem antes de responder as questões. Não se esqueça de revê-las, antes de entregá-la.

Mamute
mamute é um animal que viveu há pelo menos 12 mil anos, sendo então eliminado no final da última Era Glacial. O que se sabe hoje sobre ele é baseado em achados arqueológicos e estudos de vestígios deste ancestral do elefante, encontrados em camadas geológicas referentes ao período em que habitaram o Planeta, o Paleolítico, popularmente conhecido como a Idade da Pedra Lascada.
Esta fera integra o gênero Mammuthus e a família Elephantidae, pertencente aos proboscídeos. Similares aos elefantes, os mamutes tinham igualmente tromba e presas de marfim, elemento branco, rígido e denso, que constitui a massa dos caninos deste animal e de seus sucessores modernos, substância muito cobiçada pelos caçadores, pois com ela se fabricam muitos utensílios. Estes dentes curvos chegavam a apresentar cinco metros de extensão.
O mamute, ao contrário dos elefantes, apresentava o tronco recoberto de pelos da cor cinza escuro. Ele era, no contexto em que viveu, uma significativa fonte nutritiva para o homem pré-histórico. Fósseis deste animal são mais comumente descobertos no continente europeu, na América do Norte e no território asiático, especialmente na região norte, localidades de climas temperados e frios, que indicam onde eles viviam.Os pesquisadores estão cientes, atualmente, de que havia aproximadamente seis espécies de mamutes: Mammuthus columbi, Mammuthus primigenius, Mammuthus meridionalis, Mammuthus trogontherii, Mammuthus exilis, Mammuthus imperator Mammuthus calvanus.
É possível que os mamutes não tenham suportado as drásticas mudanças de clima que predominaram na fase final da Idade do Gelo, quando prevaleciam as baixas temperaturas. Mas hoje se sabe também que o Homem contribuiu para a erradicação destes animais, pois eles eram caçados não só para alimentar o ser humano, mas também para que sua pele fosse aproveitada em suas vestes, ossos e couro servissem de matéria-prima para a construção de habitações e outras estruturas.
O mamute, animal herbívoro, mantinha sua nutrição baseada em muitas folhas, raízes, frutas e vegetais. Estas feras eram capturadas pelos homens que então habitavam as cavernas, através de ciladas armadas por estes caçadores.
Em fins de 2008 os cientistas realizaram uma importante conquista; eles lograram dispor em sequência 70% do código genético do Mammuthus primigenius, a última espécie a ser eliminada. Os coordenadores desta pesquisa, russos e norte-americanos, escolheram amostras de DNA do pelo de dois mamutes descobertos na Sibéria. A conclusão dos estudos aponta que os genomas destes animais e dos elefantes têm somente 6% de diferença. Os debates mais atuais avaliam a possibilidade de ressuscitar os mamutes clonando seu DNA.

http://www.infoescola.com/mamiferos/mamute/

1-      De acordo com o texto e com os estudos dessa unidade explique cientificamente o motivo pelo qual os Mamutes entraram em extinção.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2-      O fóssil do terceiro maior dinossauro do mundo, de 32 metros de altura e cerca de 80 toneladas, o Futalognkosaurus dukei foi encontrado quase completo por pesquisadores brasileiros e argentinos e, junto com a carcaça do animal, encontraram restos fossilizados de folhas e peixes de 80 milhões de anos atrás, quando ele viveu. A partir destas características, como seria, provavelmente, o lugar em que ele viveu?

(A) Uma região com um ambiente seco, coberta por poucas plantas rasteiras.
(B) Uma região com um ambiente seco, coberta por grande vegetação.
(C) Uma região alagada, coberta por grande vegetação.
(D) Uma região alagada e sem vegetação.

3-      Observe as adaptações que os seres vivos abaixo apresentam:


Dentre estes seres vivos, o que possui melhores adaptações para viver em um ambiente úmido é

(A) a gazela do deserto.
(B) o lagarto geckos.
(C) a helicônea.
(D) o mandacaru.

1-      Leia o texto abaixo e responda:

Numa tentativa de universalizar os nomes de animais e plantas, já de há muito os cientistas vinham procurando criar uma nomenclatura internacional para a designação dos seres vivos. No primeiro livro de Zoologia publicado por um americano, Mark Catesby, por volta de 1740, o pássaro conhecido por tordo (o sabiá americano) foi denominado cientificamente assim: Turdus minor cinereo-albus, que significava: tordo pequeno branco-acinzentado sem manchas.
Era uma tentativa de "padronizar" o nome do tordo, de tal forma que assim ele pudesse ser conhecido em qualquer idioma. Mas, convenhamos, o nome proposto por Mark Catesby era muito grande para um pássaro tão pequeno.

Já em 1735, o sueco Karl von Linné, botânico sueco, conhecido por Lineu, lançava seu livro Systema Naturae, onde propunha regras para classificar e denominar animais e plantas.

Fonte:netopedia.tripod.com/biolog

Qual o objetivo de Linné (Lineu) em classificar os seres vivos?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Como Lineu propôs que fossem escrito os nomes científicos dos seres vivos e qual o significado do primeiro nome e do segundo nome.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2-      Leia o texto para responder as questões abaixo:

“O nome científico do mosquito transmissor da dengue é aedes aegypti. Existem quatro tipos de vírus da dengue geneticamente diferentes entre si, sendo que, a infecção por um não confere proteção ao outro.”
Fonte: google

Qual(is) o(s) erro(s) de nomenclatura existente(s) na espécie citada no texto? Explique.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3-       “O nome Aedes refere-se ao gênero do mosquito, bem como aegypti ao nome da espécie”. Esta afirmação está correta? Explique.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4-      Um professor de ciências começou uma aula com as seguintes perguntas: Como o morcego enxerga na escuridão? Os morcegos têm olhos? Eles enxergam no escuro? Como fazem para enxergarem no escuro das cavernas? Como será que eles localizam os filhotes? Eles se comunicam?
Os morcegos enxergam normalmente apenas quando estão dentro da caverna, ou em locais sem claridade. Utilizam um processo para orientar-se e evitar obstáculos, especialmente na escuridão, por meio da emissão de sons de alta frequência que são refletidos por superfícies do ambiente.

A esse processo desenvolvido pelo animal denominamos:

a) especiação seletiva.
b) adaptação.
c) seleção irradiativa.
d) interação.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS 8 ANO - CÉLULAS, TECIDOS, ÓRGÃOS, SISTEMAS E ORGANISMO

AVALIAÇÃO SOBRE CADEIA ALIMENTAR 6º ANO - CIÊNCIAS