AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS - 6 ANO - SOBRE A ÁGUA

Escola Municipal Febrônio Pereira Rocha dos Santos      Data___/___/___
Aluno:_______________________________________________________                            série:___ Turma:___Professora:Elma Lopes


Avaliação de ciências – III unidade – 6 ano A


                                                                     ATENÇÃO!!!
• Preencha o cabeçalho.
• Evite pedir material emprestado durante a prova.
• Evite falar ou fazer barulho durante a prova, pois poderá atrapalhar seus amigos.
• Tenha capricho com sua letra.
• Faça a prova com calma, pensando bem antes de responder as questões. Não se esqueça de revê-las, antes de entregá-la.



1-       Acompanhe a leitura da música abaixo e reflita sobre a importância da água.

 Terra Planeta Água


“Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias e matam a sede da população
Águas que caem das pedras no véu das cascatas, ronco de trovão
E depois dormem tranquilas no leito dos lagos, no leito dos lagos
Água dos igarapés, onde Iara, a mãe d'água é misteriosa canção
Água que o sol evapora, pro céu vai embora, virar nuvem de algodão
Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na inundação
Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra
Terra, planeta água
Terra, planeta água
Terra, planeta água”

Música: Terra-Planeta Água, autor Guilherme Arantes



Agora responda:

a) A água aparece na natureza em três estados físicos diferentes: sólido, líquido e gasoso. A letra da música “Terra – planeta água” faz uma demonstração da água em que estado?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) A música retrata basicamente o ciclo da água na natureza. Você observou isso? Então numere corretamente como isso ocorre:

( ) A chuva cai.
( ) O calor do Sol faz a água evaporar.
( ) A água volta ao solo.
( ) Formam-se as nuvens.

c) O autor fala da água dos rios, lagos, cachoeiras etc. Isso significa que temos bastante água, por isso podemos gastá-la a vontade? Justifique:

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

d) O autor apresenta diversas situações onde a água é destacada. Mas, sabemos que em nosso planeta a água não é apenas doce. Que tipo de água é encontrada em maior quantidade no planeta Terra: a água doce ou salgada? Justifique.
_____________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________

2-       Na natureza, a água pode mudar de estado físico, passando, por exemplo, do estado sólido para o líquido, do líquido para o gasoso,... Pensando nisso, leia as situações abaixo e identifique as mudanças de estado físico da água.

Situação1:

Roberto colocou potes com suco de maracujá no congelador. Depois de algum tempo retirou-os e percebeu que o suco não estava mais no estado líquido.

a) O suco passou para que estado físico?
____________________________________________

b) Como se chama essa mudança de estado físico?
____________________________________________

Situação 2:

D. Antonia estendeu no varal um pano de chão ainda molhado. Algumas horas depois o pano de chão estava completamente seco.

a) O que aconteceu com a água que estava no pano de chão?
____________________________________________
b) Como se chama essa mudança de estado físico da água?
____________________________________________

3-        Todos os anos, durante o inverno, muitos turistas brasileiros visitam o sul do Brasil para verem de perto as chuvas de granizo, a neve e a geada. Para os moradores de lá, estes fenômenos já tornaram-se comuns. Leia o relato feito por uma moradora do Rio Grande do Sul e responda a pergunta a seguir:

“Ao anoitecer, visitei o pomar que tenho nos fundos do meu quintal. Ao chegar, percebi que as folhagens estavam cobertas por cristais de gelo, o que ocasionaria grandes prejuízos às folhagens, ressecando-as, queimando-as etc.”

O relato feito por esta pessoa, refere-se a que fenômeno da natureza?

(A) Geada
(B) Neve
(C) Chuva

4-       Leia a história a seguir e responda:

... Um Rio...

- Paiê, eu e o Dudu já estamos prontos para a pescaria.
- Pescaria? Quem falou em pescaria?
- Você prometeu que neste domingo ia levar a gente pra pescar.
- Neste domingo? E quando eu combinei isso?
- Há quinze dias.
- Meu filho, só tem um probleminha! Um rio limpo, com peixe que dê para pescar sossegado, a gente só vai encontrar a muitos quilômetros daqui e...
- Mas pai, e os rios da cidade?
- Todos poluídos, mortos. Não passa um peixe vivo num desses rios há muitos anos.
- Ah, que pena... Então nada de pescaria, né?
- É, infelizmente não.
(autor desconhecido)

a) O que atrapalhou a pescaria do menino?
_____________________________________________________________________________________________

b) Por que os rios da cidade foram os mais atingidos?
_____________________________________________________________________________________________

c) O que aconteceria caso alguém resolvesse entrar num desses rios para tomar banho?
_____________________________________________________________________________________________

d) De que maneira podemos preservar a água dos rios?
_____________________________________________________________________________________________

5-     Relacione as colunas, de acordo com as mudanças de estados físicos e seus exemplos.


A- Fusão
(     ) Após a formação de muitas nuvens, aconteceu um forte temporal.
B- Ebulição
(     ) A água ferveu para fazer o café.
C- Solidificação
(     ) Mamãe congelou o suco para amanha.
D- Evaporação
(     ) A roupa secou no varal.
E- Condensação
(     ) O picolé derreteu na praia.






 




6-     Imagine que você esteja fazendo uma trilha na mata e que a água d seu cantil tenha acabado. Durante o caminho, você encontra uma fonte de água. Seria prudente você beber essa água? Justifique sua resposta.  

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVALIAÇÃO 7ºANO - ADAPTAÇÃO DOS SERES VIVOS, NOMENCLATURA DOS NOMES CIENTÍFICOS PROPOSTA POR LINEU

AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS 8 ANO - CÉLULAS, TECIDOS, ÓRGÃOS, SISTEMAS E ORGANISMO

AVALIAÇÃO SOBRE CADEIA ALIMENTAR 6º ANO - CIÊNCIAS