AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS - 6 ANO - SOBRE A ÁGUA
Aluno:_______________________________________________________ série:___
Turma:___Professora:Elma Lopes
Avaliação de ciências – III unidade –
6 ano A
|
ATENÇÃO!!!
• Preencha o cabeçalho. • Evite pedir material emprestado durante a prova. • Evite falar ou fazer barulho durante a prova, pois poderá atrapalhar seus amigos. • Tenha capricho com sua letra.
• Faça a prova com calma, pensando bem antes de responder as questões.
Não se esqueça de revê-las, antes de entregá-la.
|
1- Acompanhe a leitura da música
abaixo e reflita sobre a importância da água.
Terra
Planeta Água
“Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias e matam a sede da população
Águas que caem das pedras no véu das cascatas, ronco de trovão
E depois dormem tranquilas no leito dos lagos, no leito dos lagos
Água dos igarapés, onde Iara, a mãe d'água é misteriosa canção
Água que o sol evapora, pro céu vai embora, virar nuvem de algodão
Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na inundação
Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra
Terra, planeta água
Terra, planeta água
Terra, planeta água”
Música: Terra-Planeta Água, autor Guilherme Arantes
Agora responda:
a) A água aparece na natureza em três
estados físicos diferentes: sólido, líquido e gasoso. A letra da música “Terra
– planeta água” faz uma demonstração da água em que estado?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) A música retrata basicamente o ciclo
da água na natureza. Você observou isso? Então numere corretamente como isso
ocorre:
( ) A chuva cai.
( ) O calor do Sol faz a água evaporar.
( ) A água volta ao solo.
( ) Formam-se as nuvens.
c) O autor fala da água dos rios,
lagos, cachoeiras etc. Isso significa que temos bastante água, por isso podemos
gastá-la a vontade? Justifique:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) O autor apresenta diversas situações
onde a água é destacada. Mas, sabemos que em nosso planeta a água não é apenas
doce. Que tipo de água é encontrada em maior quantidade no planeta Terra: a
água doce ou salgada? Justifique.
_____________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
2-
Na natureza, a água pode mudar de estado físico,
passando, por exemplo, do estado sólido para o líquido, do líquido para o
gasoso,... Pensando nisso, leia as situações abaixo e identifique as mudanças
de estado físico da água.
Situação1:
Roberto colocou potes com suco de maracujá no congelador. Depois de algum tempo retirou-os e percebeu que o suco não estava mais no estado líquido.
a) O suco passou para que estado físico?
____________________________________________
b) Como se chama essa mudança de estado físico?
____________________________________________
Situação 2:
D. Antonia estendeu no varal um pano de chão ainda molhado. Algumas
horas depois o pano de chão estava completamente seco.
a) O que aconteceu com a água que estava no pano de chão?
____________________________________________
b) Como se chama essa mudança de estado físico da água?
____________________________________________
3- Todos os
anos, durante o inverno, muitos turistas brasileiros visitam o sul do Brasil
para verem de perto as chuvas de granizo, a neve e a geada. Para os moradores
de lá, estes fenômenos já tornaram-se comuns. Leia o relato feito por uma
moradora do Rio Grande do Sul e responda a pergunta a seguir:
“Ao anoitecer, visitei o pomar que
tenho nos fundos do meu quintal. Ao chegar, percebi que as folhagens estavam
cobertas por cristais de gelo, o que ocasionaria grandes prejuízos às
folhagens, ressecando-as, queimando-as etc.”
O relato feito por esta pessoa,
refere-se a que fenômeno da natureza?
(A) Geada
(B) Neve
(C) Chuva
4- Leia a história a seguir e
responda:
... Um Rio...
- Paiê, eu e o Dudu já estamos prontos para a pescaria.
- Pescaria? Quem falou em pescaria?
- Você prometeu que neste domingo ia levar a gente pra pescar.
- Neste domingo? E quando eu combinei isso?
- Há quinze dias.
- Meu filho, só tem um probleminha! Um
rio limpo, com peixe que dê para pescar sossegado, a gente só vai encontrar a
muitos quilômetros daqui e...
- Mas pai, e os rios da cidade?
- Todos poluídos, mortos. Não passa um peixe vivo num desses rios há muitos anos.
- Ah, que pena... Então nada de pescaria, né?
- É, infelizmente não.
(autor desconhecido)
- Todos poluídos, mortos. Não passa um peixe vivo num desses rios há muitos anos.
- Ah, que pena... Então nada de pescaria, né?
- É, infelizmente não.
(autor desconhecido)
a) O que atrapalhou a pescaria do menino?
_____________________________________________________________________________________________
b) Por que os rios da cidade foram os mais atingidos?
_____________________________________________________________________________________________
c) O que aconteceria caso alguém resolvesse entrar num desses rios para tomar banho?
_____________________________________________________________________________________________
d) De que maneira podemos preservar a água dos rios?
_____________________________________________________________________________________________
5-
Relacione
as colunas, de acordo com as mudanças de estados físicos e seus exemplos.
A-
Fusão
|
( ) Após a formação de muitas nuvens,
aconteceu um forte temporal.
|
B-
Ebulição
|
( ) A água ferveu para fazer o café.
|
C-
Solidificação
|
( ) Mamãe congelou o suco para amanha.
|
D-
Evaporação
|
( ) A roupa secou no varal.
|
E-
Condensação
|
( ) O picolé derreteu na praia.
|
6- Imagine que você esteja fazendo uma trilha na
mata e que a água d seu cantil tenha acabado. Durante o caminho, você encontra
uma fonte de água. Seria prudente você beber essa água? Justifique sua
resposta.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Comentários
Postar um comentário