AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA - 9º ANO - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO; FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO.

Escola Municipal Febrônio Pereira Rocha dos Santos      Data___/___/___
Aluno:_______________________________________________________                        série:___ Turma:___ Professora: Elma Lopes


Avaliação de Língua Portuguesa – I Unidade – 9ºano

                                                                     ATENÇÃO!!!
• Preencha o cabeçalho.
• Evite pedir material emprestado durante a prova.
• Evite falar ou fazer barulho durante a prova, pois poderá atrapalhar seus amigos.
• Tenha capricho com sua letra.
• Faça a prova com calma, pensando bem antes de responder as questões. Não se esqueça de revê-las, antes de entregá-la.

     














1-    Leia os textos abaixo.



Texto I

Monte Castelo

Ainda que eu falasse a língua dos homens

E falasse a língua dos anjos,

Sem amor, eu nada seria.

É só o amor, é só o amor
                   
Que conhece o que é verdade;

O amor é bom, não quer o mal,

Não sente inveja ou se envaidece.

Amor é fogo que arde sem se ver;

É ferida que dói e não se sente;

É um contentamento descontente;

É dor que desatina sem doer.

Ainda que eu falasse a língua dos homens

E falasse a língua dos anjos,

Sem amor eu nada seria.

É um não querer mais que bem querer;

É solitário andar por entre a gente;

É um não contentar-se de contente;

É cuidar que se ganha em se perder.

É um estar-se preso por vontade;

É servir a quem vence o vencedor;

É um ter com quem nos mata lealdade,

Tão contrário a si é o mesmo amor.

Estou acordado, e todos dormem, todos dormem,

todos dormem.

Agora vejo em parte,

Mas então veremos face a face.

É só o amor, é só o amor

Que conhece o que é verdade.

Ainda que eu falasse a língua dos homens
E falasse a língua dos anjos,

Sem amor eu nada seria.



Legião Urbana. As quatro estações. EMI, 1989 – Adaptação de Renato Russo: I Coríntios 13 e So- neto 11, de Luís de Camões.




TEXTO 2



Soneto 11

Amor é fogo que arde sem se ver;

É ferida que dói e não se sente;

É um contentamento descontente;

É dor que desatina sem doer;


É um não querer mais que bem querer;

É solitário andar por entre a gente;

É nunca contentar-se de contente;

É cuidar que se ganha em se perder;


É querer estar preso por vontade;

É servir a quem vence o vencedor;

É ter com quem nos mata lealdade.


Mas como causar pode seu favor

Nos corações humanos amizade,

Se tão contrário a si é o mesmo amor?



Luís Vaz de Camões. Obras completas.

Lisboa: Sá da Costa, 1971.




O texto I difere do texto II

(A) na constatação de que o amor pode levar até à morte.

(B) na exaltação da dor causada pelo sofrimento amoroso.

(C) na expressão da beleza do sentimento dos que amam.

(D) na rejeição da aceitação passiva do sofrimento amoroso.



2-      Leia o texto para responder a questão abaixo:

3-  Leia este poema, de Lalau e Laura Beatriz, e responda a questão seguinte.

Infância 2

Joguei pião na terra,
Fiz pequiniqui na serra,
Quebrei bolinha de gude,
Corri o mais que pude,
Tirei zero na prova,
Menti que tirei dez,
Ganhei uma bola nova,
Machuquei os dois pés,
Assustei um gato,
Um cachorro me assustou,
Capturei um rato,
Minha mãe não gostou,
Colecionei gibi,
Disco voador eu não vi,
Troquei figurinha,
Comi paçoquinha,
Me escondi no quintal,
Usei chapéu de jornal,
Tive amigo japonês,
Amigo pretinho,
Amigo alemão,
Amigo baixinho,
Levei choque em tomada,
Fiquei com o nariz entupido,
Arranjei namorada,
Namorei escondido,
Assisti filme de terror,
No calor,sentir frio,
No frio, sentir calor,
Peguei balão no telhado,
Brinquei de caubói,
Brinquei de índio,
Brinquei de soldado,
Fui desenho animado.

(Girassóis e outras poesias. São Paulo:
Companhia das Letrinhas, 1995 . p. 28-9)

Para exprimir as ações que realizou na infância, o eu-lírico utiliza muitos verbos.Identifique os verbos dos dez primeiros versos.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4-      Assinale as alternativas que não apresentam uma frase:

a) Que golaço!
b) Vocês assistiram à transmissão do jogo pela tevê?
c) Em vez de nadar, preferiram jogar bola.
d) O futebol povo paixão pelo tem brasileiro.
e) Correram para a garagem e entraram no carro.
f) O sobre verde era gramado céu.
g) Clara passeava com as crianças no jardim.
h) Mão Luisinho trêmula.

5-      Aponte as frases verbais (orações):


a) Quanta gente hoje!
b) Apresse-se, garota!
c) O filme foi bom.
d) Não aguento essa poluição!
e) Partiremos daqui a pouco.
f) Sempre juntos, sempre amigos.
g) Seu colega telefonou.
h) Na praia, grande descontração.
i) Deus te guarde!
j) Que ideia absurda!
k) As ovelhas são mansas e pacientes.


6-     Sublinhe os verbos e coloque S, se o período for simples, e C, se for composto:

a) Os atletas já se dirigiram à quadra. (      )
b) Tomarei este ônibus, pois tenho um compromisso logo mais. (      )
c) Sem dúvida, todos voltarão aqui no Carnaval. (      )
d) Os alunos reuniram-se no pátio, discutiram o problema, procuraram o diretor e falaram francamente. (     )
e) O verdureiro estacionou o velho caminhão, gritou suas frutas e legumes para a manhã ensolarada, dirigiu gracejos inocentes às donas de casa, arrancou-lhes alguma grana e partiu. (      )


7-      No exercício anterior diga o número de orações em cada período:
a)                              b)                              c)                              d)                              e)


8-      Diga se é frase, oração ou período:

a) Pedro chegou estressado em casa. __________________________________________________
b) Nossa! Pare com tantos comentários indesejáveis. _____________________________________
c) Razão e emoção... as duas vértices da vida. ___________________________________________
d) Caso você venha amanhã, traga-me aquele seu vestido vermelho. _________________________
e) Não concordo com suas atitudes, pois elas vão de encontro aos meus princípios. _____________


9-      Leia a tirinha abaixo e responda às questões.


a) Quantas orações há no 1º balão? ___________. E no último balão? _____________.
b) Classifique o período “Sonhei que você pegou o coelhinho da Mônica e deu um baita nó nas orelhas dele!”. ____________________________________________________________________


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVALIAÇÃO 7ºANO - ADAPTAÇÃO DOS SERES VIVOS, NOMENCLATURA DOS NOMES CIENTÍFICOS PROPOSTA POR LINEU

AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS 8 ANO - CÉLULAS, TECIDOS, ÓRGÃOS, SISTEMAS E ORGANISMO

AVALIAÇÃO SOBRE CADEIA ALIMENTAR 6º ANO - CIÊNCIAS