AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA - 9º ANO - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO; FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO.
Aluno:_______________________________________________________ série:___
Turma:___ Professora: Elma Lopes
Avaliação de Língua Portuguesa – I
Unidade – 9ºano
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ATENÇÃO!!!
• Preencha o cabeçalho. • Evite pedir material emprestado durante a prova. • Evite falar ou fazer barulho durante a prova, pois poderá atrapalhar seus amigos. • Tenha capricho com sua letra.
• Faça a prova com
calma, pensando bem antes de responder as questões. Não se esqueça de
revê-las, antes de entregá-la.
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1- Leia os textos abaixo.
Texto I
Monte Castelo
Ainda que eu falasse a língua dos homens
E falasse a língua dos anjos,
Sem amor, eu nada seria.
É só o amor, é só o amor
Que conhece o que é verdade;
O amor é bom, não quer o mal,
Não sente inveja ou se envaidece.
Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.
Ainda que eu falasse a língua dos homens
E falasse a língua dos anjos,
Sem amor eu nada seria.
É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É um não contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder.
É um estar-se preso por vontade;
É servir a quem vence o vencedor;
É um ter com quem nos mata lealdade,
Tão contrário a si é o mesmo amor.
Estou acordado, e todos dormem, todos dormem,
todos dormem.
Agora vejo em parte,
Mas então veremos face a face.
É só o amor, é só o amor
Que conhece o que é verdade.
Ainda que eu falasse a língua dos homens
E falasse a língua dos anjos,
Sem amor eu nada seria.
Legião
Urbana. As quatro estações. EMI, 1989 – Adaptação de Renato Russo: I Coríntios
13 e So- neto 11, de Luís de Camões.
TEXTO 2
Soneto
11
Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;
É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;
É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.
Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo amor?
Luís Vaz de Camões. Obras completas.
Lisboa: Sá da Costa, 1971.
O
texto I difere do texto II
(A) na constatação de que o amor pode
levar até à morte.
(B) na exaltação da dor causada pelo
sofrimento amoroso.
(C) na expressão da beleza do sentimento
dos que amam.
(D) na rejeição da aceitação passiva do
sofrimento amoroso.
2-
Leia o texto para
responder a questão abaixo:
Infância 2
Joguei pião na terra,
Fiz pequiniqui na serra,
Quebrei bolinha de gude,
Corri o mais que pude,
Tirei zero na prova,
Menti que tirei dez,
Ganhei uma bola nova,
Machuquei os dois pés,
Assustei um gato,
Um cachorro me assustou,
Capturei um rato,
Minha mãe não gostou,
Colecionei gibi,
Disco voador eu não vi,
Troquei figurinha,
Comi paçoquinha,
Me escondi no quintal,
Usei chapéu de jornal,
Tive amigo japonês,
Amigo pretinho,
Amigo alemão,
Amigo baixinho,
Fiquei com o nariz entupido,
Arranjei namorada,
Namorei escondido,
Assisti filme de terror,
No calor,sentir frio,
No frio, sentir calor,
Peguei balão no telhado,
Brinquei de caubói,
Brinquei de índio,
Brinquei de soldado,
Fui desenho animado.
(Girassóis e outras poesias. São Paulo:
Companhia das Letrinhas, 1995 . p. 28-9)
Para
exprimir as ações que realizou na infância, o eu-lírico utiliza muitos verbos.Identifique
os verbos dos dez primeiros versos.
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4- Assinale
as alternativas que não apresentam uma frase:
a) Que
golaço!
b) Vocês
assistiram à transmissão do jogo pela tevê?
c) Em
vez de nadar, preferiram jogar bola.
d) O
futebol povo paixão pelo tem brasileiro.
e)
Correram para a garagem e entraram no carro.
f) O
sobre verde era gramado céu.
g) Clara
passeava com as crianças no jardim.
h) Mão
Luisinho trêmula.
5-
Aponte
as frases verbais (orações):
a)
Quanta gente hoje!
b)
Apresse-se, garota!
c) O
filme foi bom.
d) Não
aguento essa poluição!
e)
Partiremos daqui a pouco.
f)
Sempre juntos, sempre amigos.
g) Seu colega
telefonou.
h) Na
praia, grande descontração.
i) Deus
te guarde!
j) Que
ideia absurda!
k) As
ovelhas são mansas e pacientes.
6- Sublinhe
os verbos e coloque S, se o período
for simples, e C, se for composto:
a) Os
atletas já se dirigiram à quadra. (
)
b)
Tomarei este ônibus, pois tenho um compromisso logo mais. ( )
c) Sem
dúvida, todos voltarão aqui no Carnaval. (
)
d) Os
alunos reuniram-se no pátio, discutiram o problema, procuraram o diretor e
falaram francamente. ( )
e) O
verdureiro estacionou o velho caminhão, gritou suas frutas e legumes para a
manhã ensolarada, dirigiu gracejos inocentes às donas de casa, arrancou-lhes
alguma grana e partiu. ( )
7-
No
exercício anterior diga o número de orações em cada período:
a) b) c) d) e)
8-
Diga se
é frase, oração ou período:
a) Pedro chegou estressado em casa.
__________________________________________________
b) Nossa! Pare com tantos comentários
indesejáveis. _____________________________________
c) Razão e emoção... as duas vértices da vida.
___________________________________________
d) Caso você venha amanhã, traga-me aquele seu
vestido vermelho. _________________________
e) Não concordo com suas atitudes, pois elas
vão de encontro aos meus princípios. _____________
9-
Leia a tirinha abaixo e responda às questões.
a) Quantas orações há no 1º balão? ___________.
E no último balão? _____________.
b) Classifique o período “Sonhei que você pegou
o coelhinho da Mônica e deu um baita nó nas orelhas dele!”.
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