AVALIAÇÃO SOBRE CADEIA ALIMENTAR 6º ANO - CIÊNCIAS

Conteúdos:


  • Cadeia Alimentar e níveis tróficos;
  • Seres vivos e não vivos.

Escola Municipal Febrônio Pereira Rocha dos Santos      Data___/___/___
Aluno:_______________________________________________________                                    série:___ Turma:___ Professora:Elma Lopes

    ATENÇÃO!!!

• Preencha o cabeçalho.
• Evite pedir material emprestado durante a prova.
• Evite falar ou fazer barulho durante a prova, pois poderá atrapalhar seus amigos.
• Tenha capricho com sua letra.
  • Faça a prova com calma, pensando bem antes de responder as questões. Não se esqueça de revê-las, antes de entregá-la.

1-    Leia o conto abaixo e responda as questões seguintes.

Cadeia alimentar
Naquele jardim vivem animais em harmonia: aves que voam, aves que nadam, répteis, anfíbios einsetos de toda a espécie. E naquele dia, estava uma abelha pousada numa flor quando um gafanhoto saltitão a apanhou em pleno voo. Engoliu-a, claro. Dá-se então a coincidência de vir saltitando atrás do gafanhoto um enorme sapo que lançou a língua esfomeada e apanhou o outro em pleno salto. Atrás do sapo - claro está - vinha a saltar contente um homem chinês que, lançando a confusão, o apanhou com uma só mão. Assustado, soltou o sapo um arroto e da boca saltou o gafanhoto que, abrindo a sua, deixou escapar a abelha que, por sua vez, espetou o ferrão no nariz do chinês. Fugiram todos aos saltos e em alvoroço - chinês, sapo e gafanhoto– os três muito tristes por já não terem almoço. No fim caiu a abelha aos pés da flor e os trêssaltitões desapareceram.
A flor abriu então as pétalas e riu-se daquele espetáculo. Estava ela nisto e aproximou-se umcágado, encantado com aquele riso. Disse:
- És muito bela!
E antes que a flor respondesse, o cágado desceu até ela e comeu-a. Devagar. Pétala a pétala.
Curioso!,pensou o cágado, A mim ninguém me come!.
E era verdade. Havia gente que comia tartarugas, especialmente os ovos e as espécies mais carnudas, mas cágados não.
Sentiu-se, de certa forma, pouco saboroso, pouco saboreado, completamente rejeitado pela Natureza. Decidiu acabar com aquilo.
Partiu à procura de outros cágados.
Era o início de outra espécie de canibalismo.


1-    A partir da Leitura do conto, responda as questões seguintes.

A)   Qual o ser vivo que representa o produtor nesse conto?
_________________________________________________________________
B)   Quais seres vivos representam os consumidores desse conto?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

   2 -    Observe o esquema e responda às questões:




a)    Quem é o produtor?______________________________________________________

b) Quem são os consumidores?_________________________________________________________________________
 c) Como é chamada a relação alimentar existente entre eles?
_________________________________________________________________________
d) A cadeia alimentar mostrada acima está completa ou falta algum componente? Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

   3-    Leia o texto abaixo.

Era uma vez uma  lagarta
que só comia plantinhas.
Um dia, a lagarta o passarinho comeu.
Mas veja só que, em outro dia,
o gato foi atrás do passarinho
e comeu-o inteirinho.
Mas o gato também morreu.
Seu corpo na terra apodreceu
E, nessa terra, uma linda plantinha nasceu.

Faça uma representação em forma de desenho da cadeia alimentar descrita no texto.






   4-    Ordene as etapas do ciclo da vida dos seres vivos.

REPRODUZ - NASCE - ENVELHECE - MORRE - CRESCE

________________________________________________________________________________________

5-    Organize os elementos de um ecossistema em seus devidos lugares no quadro abaixo:



  6-    Em uma cadeia alimentar encontramos seres vivos produtores, consumidores e decompositores. Correlacione-os:


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AVALIAÇÃO 7ºANO - ADAPTAÇÃO DOS SERES VIVOS, NOMENCLATURA DOS NOMES CIENTÍFICOS PROPOSTA POR LINEU

AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS 8 ANO - CÉLULAS, TECIDOS, ÓRGÃOS, SISTEMAS E ORGANISMO